domingo, 8 de novembro de 2015

Criando dashboard multi-resolução no Tableau - simples e rápido - parte 1

Dando continuidade aos artigos multi-plataformas, resolvi aqui mostrar resumidamente, em três partes, como é fácil e rápido criar análises e dashboards na ferramenta Tableau.

Mesmo sendo fanático pela plataforma Microstrategy, me surpreendi quando conheci o Tableau. Essa fantástica ferramenta de Data Discovery, vem a 3 anos liderando o relatório do Gartner, não por acaso, e criando novos paradigmas no mundo de BI.

Desde então, os outros fornecedores vem também incorporando nas suas soluções, seu produto de Data Discovery, como o Microstrategy Desktop, SAP Lumira, Qlik Sense, Power BI, entre outros.

Um detalhe muito positivo, é que a Tableau disponibiliza em sua página www.tableausoftware.com, todo o treinamento da ferramenta aberto em vídeos, fácil de aprender, sem custo.

Este é apenas um roteiro básico mostrando como é fácil, maiores detalhes recomendo os vídeos que também fizeram parte de meu aprendizado.

Para este exemplo, vamos utilizar a ferramenta do desenvolvedor, Tableau Desktop.

A suite possui também a ferramenta Tableau Server, onde são publicados dashboards, análises e histórias para a comunidade de usuários, que fazem o acesso através de URL ou dispositivo móvel.

No próximo artigo faremos a criação das análises. E no terceiro artigo a criação do dashboard reunindo as análises criadas.

O produto final de nossos 3 artigos será o dashboard a seguir:




Um abraço e até logo

Nenhum comentário:

Postar um comentário