domingo, 8 de novembro de 2015

Criando dashboard multi-resolução no Tableau - simples e rápido - parte 3

Para finalizar a série de artigos "Criando Dashboard multi-resolução no Tableau - simples e rápido",  vamos agora reunir as análises anteriores em um dashboard.

Ao lado do botão que você adiciona planilha para criar análises, existe um segundo botão, para criar um novo dashboard. Clique neste ícone. Em seguida, um dashboard em branco será aberto, e você terá a opção de escolher o tamanho. A opção Automático, se ajusta a qualquer resolução e também a dispositivo móvel. Depois também será necessário fazer uma configuração nos gráficos para ficar 100% multi-resolução.




No lado superior esquerdo, todas as suas análises criadas anteriormente estarão disponíveis. Arraste o Mapa de Faturamento por Estado e ele se acoplará na tela toda. Em seguida, arraste a Evolução Semanal de Vendas e veja que é possível encaixa-la onde você quiser.




Solte a Evolução Semanal de Vendas:



Agora arraste ao lado do mapa, o ranking TOP 10 Sub-Categorias. Clique no combo conforme a figura abaixo e selecione Exibição Inteira. Em conjunto com o tamanho Automático do dashboard, o torna multi-resolução. Repita isso para todos os gráficos.





Agora mude no menu Formatar - Tema de Trabalho - Moderno, para deixar a visualização mais interessante




Do lado esquerdo tem a opção de inserir label para inserir um título:



Clicando na análise com o botão direito, você pode torná-la um filtro, para clicar no gráfico e filtrar os outros. Faça isso marcando a opção Usar como filtro.






O último botão da barra de ferramentas apresenta o dashboard:




Clique no estado de São Paulo para fazer o filtro nos demais gráficos:




Pronto. Missão cumprida. Além disso, você poderia inserir filtros na barra lateral como período, categoria de produto, segmento, cliente, etc...

Por hoje é só. Até logo pessoal.

Fabio Idalgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário