quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Análises Estatísticas no Tableau parte 2 - Histogramas

Pense e responda rápido: Quantos dashboards você já viu com um gráfico de Histograma?
Eu particularmente lembro de ter visto um em uma galeria de dashboards, mas não lembro de nenhum detalhe adicional. Na ferramenta Tableau é muito fácil de ser implementado, e é possível montar análises interessantes sem ser "fera" em estatística. 

Neste artigo vamos ensinar a montar e interpretar um histograma na ferramenta Tableau.



Para este exemplo, utilizei a versão 9.0 da ferramenta e a base de exemplo que acompanha o produto. Montei rapidamente o histograma primeiro com um duplo-clique na métrica Valor da Venda:



Depois na guia Mostre-me, cliquei no gráfico de histograma. Rapidamente ele criou o histograma, e também na sessão dimensões um recurso do Tableau chamado compartimentos.



Cliquei com o botão direito no compartimento, e alterei o intervalo, de 10.000 em 10.000 para de 2.000 em 2.000 mil.



Depois arrastei a métrica CONT(Valor de Vendas) com a tecla CTRL pressionada até o rótulo. E também cliquei com o botão direito no compartimento e adicionei em filtro rápido.



Aqui já é possível fazer uma leitura do gráfico. Observe:
  • Eixo Y - contagem das vendas
  • Eixo X - cada barra representa um compartimento, de 2 em 2 mil
Dessa forma, é possível observar, que a maioria das vendas da minha base, são de 0 a 2 mil, são vendas pequenas e não vendas grandes. Podemos observar que 6.527 vendas são de 0 a 2 mil. O segundo perfil de vendas mais realizado é de 2 a 4 mil com 816 vendas. Lembrando que nossa base está por item de pedido, seria necessário que a contagem fosse feita por pedido, mas estamos apenas exemplificando. Este é um comportamento dessa base, a curva poderia ser diferente.
Como nossas vendas de 0 a 2 mil representam um número muito grande de vendas proporcionalmente, os outros compartimentos quase não aparecem. É possível desmarcar este compartimento no filtro, para observar melhor os outros comportamentos.


E por último, você pode colocar a Categoria de Produto na cor, para dividir esta contagem por este atributo:



Assim concluímos nosso artigo, com uma análise do perfil de vendas através do gráfico de Histograma. 

Por hoje é só. Abraços.

Fabio Idalgo


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